Logo da VGang
ícone chevronVoltar

Informações Úteis

1º de Abril: 10 Mitos sobre a Alimentação Vegana que Você Ainda Acredita!

Desmistificando crenças ultrapassadas e trazendo fatos sobre a alimentação à base de plantas

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O veganismo cresce a cada ano, mas junto com ele também se espalham muitas informações erradas. Neste Dia da Mentira, aproveitamos para desmascarar algumas das maiores fake news sobre a alimentação vegana. Será que você já caiu em alguma delas?

Muita gente ainda acredita que veganos são fracos, que não conseguem proteína suficiente ou que precisam gastar uma fortuna para manter esse estilo de vida. Mas será que essas afirmações têm fundamento?

Hoje vamos separar os mitos da realidade e mostrar que a alimentação baseada em plantas pode ser muito mais equilibrada, acessível e saudável do que parece. Então, antes de acreditar em qualquer coisa que te contaram por aí, confira os 10 maiores mitos sobre o veganismo e a verdade por trás de cada um deles! 

❌ Mito #1: "Veganos só comem salada" 🥗

🔎 Verdade: A alimentação vegana vai muito além das folhas! Existe um mundo de pratos deliciosos: hambúrgueres de cogumelos, risotos cremosos, lasanhas, bolos e até churrasco!

Imagem A-alimentação-vegana-é-cheia-de-variedade-e-sabor

❌ Mito #2: "Não tem proteína suficiente numa dieta vegana" 💪

🔎 Verdade: Feijão, lentilha, grão-de-bico, tofu, tempê, quinoa e amendoim são apenas algumas das muitas fontes de proteína vegetal. É perfeitamente possível obter todos os aminoácidos essenciais apenas com alimentos vegetais.

Imagem Feijão-lentilha-tofu-e-muitas-outras-fontes-garantem-proteína-de-sobra

❌ Mito #3: "Veganos são fracos e têm deficiência de ferro" 🩸

🔎 Verdade: O ferro está presente em muitos vegetais, como folhas escuras, feijões e sementes. E a absorção melhora quando combinada com vitamina C (como em um belo prato de arroz com feijão e uma laranja de sobremesa).

Imagem O-ferro-está-presente-em-feijões-espinafre-sementes-e-fica-ainda-mais-biodisponível-com-vitamina-C

❌ Mito #4: "Não dá para ganhar músculos sendo vegano" 🏋️

🔎 Verdade: Atletas veganos como o fisiculturista Nimai Delgado e o piloto Lewis Hamilton provam que é totalmente possível crescer e performar com proteína vegetal. O segredo? Alimentação equilibrada e treino consistente.

Imagem Treino--proteína-vegetalsucesso

❌ Mito #5: "Veganos precisam tomar um monte de suplementos" 💊

🔎 Verdade: A única suplementação essencial para veganos é a vitamina B12, que também é suplementada por quem come carne (já que os animais recebem B12 na ração). Todo o resto pode ser obtido tranquilamente pela alimentação.

Imagem A-única-suplementação-essencial-para-veganos-é-a-B12-que-até-os-animais-criados-para-consumo-recebem

❌ Mito #6: "Ser vegano é muito caro" 💰

🔎 Verdade: Produtos industrializados em geral, assim como os veganos, podem ser caros, mas a base da alimentação vegana é acessível e barata: arroz, feijão, legumes, verduras e frutas. É só saber escolher os ingredientes certos!

Imagem A-base-da-alimentação-vegana-como-arroz-feijão-legumes-é-acessível-e-nutritiva

❌ Mito #7: "Ser vegano significa ser saudável automaticamente" 🥦

🔎 Verdade: Dá para ser vegano e comer só fast-food, frituras e açúcar refinado. Assim como qualquer dieta, o equilíbrio é fundamental para manter a saúde em dia.

Imagem É-possível-ser-vegano-e-se-alimentar-mal-o-equilíbrio-é-essencial

❌ Mito #8: "Alimentos veganos são artificiais e cheios de química" 🏭

🔎 Verdade: Alimentos industrializados existem em qualquer dieta, mas a base do veganismo vem de alimentos naturais: frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e castanhas.

Imagem Uma-dieta-vegana-pode-ser-super-natural-e-caseira

❌ Mito #9: "Crianças não podem ser veganas" 👶

🔎 Verdade: A alimentação vegana pode ser saudável em todas as fases da vida, incluindo a infância, desde que bem planejada. A Associação Dietética Americana confirma que uma dieta 100% vegetal é adequada para todas as idades.

Imagem Dietas-veganas-bem-planejadas-são-seguras-para-todas-as-idades

❌ Mito #10: "Se todo mundo virasse vegano, os animais domesticados iriam sumir" 🐄

🔎 Verdade: A pecuária mantém a reprodução artificial desses animais em larga escala. Com menos demanda por carne e laticínios, a população deles diminuiria naturalmente, sem sofrimento ou extinção.

Imagem A-pecuária-aumenta-artificialmentge-a-população%20animal-Com-o-tempo-o-equilíbrio-natural-volta

Agora que desvendamos os 10 maiores mitos sobre a alimentação vegana, fica claro que muitas das crenças populares sobre esse estilo de vida não passam de desinformação. O veganismo não é sinônimo de restrição, fraqueza ou altos custos.... ele pode ser nutritivo, acessível e delicioso.

Se você já acreditou em algum desses mitos, não se preocupe! O importante é buscar informação de qualidade e manter a mente aberta para aprender mais sobre os benefícios de uma alimentação baseada em plantas.

Agora você já sabe: não caia mais nessas pegadinhas sobre o veganismo!

Você também pode gostar de ler

Passáro VGang

Receba nossas novidades